Blog

Tudo que você precisa saber para gerar energia solar residencial

Qual é o melhor jeito para diminuir o valor da conta de luz? Essa pergunta, feita por milhões de brasileiros, é central para encontrar o equilíbrio nos gastos familiares. De todas as alternativas para a redução – como a troca de lâmpadas e equipamentos – a geração própria de energia solar residencial oferece uma solução definitiva.

como-funciona-um-painel-solar

Por isso, aqui, você vai descobrir como gerar energia solar na sua casa e aproveitar a luz do sol para economizar e movimentar seu dia a dia.

Como funciona a geração própria de energia residencial?

Um dos pontos chave para entender como funciona a energia solar fotovoltaica é ter em mente que essa tecnologia converte os raios solares diretamente em eletricidade, diferente de outras tecnologias, como a solar térmica, por exemplo, que resultam no aquecimento da água.

painel solar fotovoltaico

Atuando com dispositivos semicondutores, a tecnologia solar fotovoltaica capta a luz do sol e a transforma em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo. Para isso, é usado um inversor que adequa essa energia gerada às características da rede elétrica que utilizamos.

É possível reutilizar a energia solar fotovoltaica?

Na geração própria de energia, não há desperdício, já que é possível usar o excedente de energia gerada. Ou seja, toda a energia que você produziu mas não consumiu “em tempo real”, será injetada na rede da distribuidora, computada e entregue ao consumidor na forma de créditos energéticos na fatura.

São estes créditos que servem para “abater” o que o cliente consumiu da rede da distribuidora em momentos que seu sistema não estava gerando energia – como no período da noite – ou sua necessidade foi maior que sua geração. Caso você não use os créditos no mês de produção, não se preocupe: eles podem ser utilizados durante 60 meses!

É possível também que estes créditos sejam compartilhados com outras unidades consumidoras, desde que estejam dentro da mesma distribuidora.

Como é feita a instalação da energia solar residencial?

Inicialmente, um estudo de viabilidade econômica é feito para que a equipe técnica identifique necessidades específicas de cada caso. Em seguida, há a confecção do projeto e a entrada do mesmo na distribuidora de energia local.

Após a aprovação, realiza-se a compra dos equipamentos e a instalação é iniciada. Por fim, a distribuidora é chamada para fazer o comissionamento final e aprovar o início da geração solar.

Como gerar energia solar e garantir seus benefícios?

Quer entender quais são os pontos que fazem a energia residencial valer a pena? Confira os 3 principais:

– Redução de até 99% da conta de luz

Isso acontece pois, ao gerar a própria energia, você pagará à distribuidora apenas o chamado “Custo de disponibilidade”, que é um valor mínimo pelo uso da rede de distribuição.

– Liberdade de impostos e das bandeiras tarifárias

A geração de energia solar residencial não sofre a incidência de impostos (como o ICMS). Além disso, não está sujeita às alterações das bandeiras tarifárias. São esses fatores que fazem a conta de energia subir devido a influências climáticas e econômicas.

–  Rápido retorno do investimento

A recuperação do investimento no projeto de energia solar residencial é mais rápido do que você pode imaginar. Já a Taxa Interna de Retorno (TIR) média dos projetos fotovoltaicos tem sido em torno de 30%.

Economia imediata e geração de benefícios para as futuras gerações

Você já parou pra pensar a quantidade de água, comida, energia e equipamentos de todos os tipos são consumidos no mundo?

Por isso, nossos hábitos de consumo atuais são fundamentais para entendermos como o mundo será daqui há alguns anos e o que podemos fazer para evitar as agressões de agora. 

Alternativas energéticas

Recurso importante para a vida nas cidades e no campo, a energia elétrica é um exemplo de como é preciso encarar nossos hábitos de consumo de forma global. Nosso país possui a maior parte de sua energia gerada em usinas hidrelétricas. Por isso, já procura alternativas que estimulem consumidores a investirem em energias renováveis.

De acordo com a matéria publicada pela Época Negócios, a era das hidrelétricas chegou ao fim, e a tendência é que o Brasil caminhe para projetos de energia limpa – como solar e eólica.

A geração solar sustentável

Você sabe por que a energia solar é uma fonte sustentável? A energia limpa/sustentável é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. Além disso, é também ilimitada, já que não resulta no esgotamento da fonte.

Como encontrar o projeto solar ideal para a minha casa?

Desde 2012, no Brasil, já é possível que um consumidor gere sua demanda de energia, mas, foi a partir de 2015 que novas modalidades de geração alavancaram a utilização deste sistema. Tais possibilidades permitem que os consumidores encontrem a melhor forma de aproveitar os benefícios da energia solar. As modalidades de geração, são;

Autoconsumo

Autoconsumo remoto

Geração de Condomínio

Geração compartilhada

Quer saber mais? Baixe nosso e-book sobre energia solar fotovoltaica e conheça clientes que já geram a sua própria energia e descubra qual das modalidades é a ideal para você.

Na prática: A energia solar ajuda você a realizar seus sonhos

A economia com a energia solar é tão expressiva que pode permitir a você realizar sonhos. Vamos explicar como:

Imagine que sua conta mensal com a energia gira em torno de R$500,00, e seu sonho é fazer uma viagem romântica para Paris. Em um ano de geração de energia solar, você já poderá comprar duas passagens para ver de pertinho a Torre Eiffel.

*Preço total por passagem de R$ 2.367,00, com taxas inclusas, cotado no site decolar no dia 23/07/2018.

É dessa forma que a geração própria de energia solar residencial não representa apenas uma economia nas contas de luz. Mais que isso, representa uma solução definitiva para os altos gastos com energia. Além disso, valoriza o imóvel com mais independência e economia.

Quer fazer um orçamento? Entre em contato com nossos consultores.

quero-solucoes-para-economizar-energia

Leia mais: