Blog

Redução de custos na empresa: foque em energia

Quem deseja alcançar a redução de custos na empresa precisa estar focado na gestão da energia. Tentar cortar custos fixos é essencial, e a fatura de energia elétrica, em alguns setores, é tida como a vilã. Sendo assim, com base em nossa experiência de mercado, levantamos três ações que podem ajudar sua empresa nessa missão.

Procure fontes alternativas de energia

No Brasil, as altas tarifas de energia elétrica pesam no bolso de todo empresário. Sendo assim, uma saída é buscar fontes alternativas que possam suprir a sua necessidade energética.

Muitos estabelecimentos têm adotado, por exemplo, a implantação de energia solar como fonte de geração de energia elétrica. Somente em 2016, o crescimento da energia solar foi próximo a 300%, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Estabeleça práticas eficientes em termos energéticos

Faça um planejamento para todos os setores da empresa. Levante possibilidades de otimizar processos e reduzir a necessidade da utilização de energia. Existe algum procedimento que pode ser cortado? Se sim, faça-o. Muitas vezes, temos gastos desnecessários e nem mesmo sabemos.

Um exemplo simples: você tem uma impressora multifuncional, mas os colaboradores a usam muito pouco. Ela pode ser ligada apenas quando for preciso imprimir? Então mantenha-a desligada. Embora simples, essa linha de raciocínio pode ganhar escala e ser aplicada a equipamentos de maior porte. Uma gestão correta da produção pode reduzir a necessidade de utilização de ferramentas que consomem muita energia. A redução de custos na empresa está nos detalhes!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Faça auditorias de energia

Um processo de auditoria periódico é essencial para analisar a sua eficiência energética. Uma visão externa pode ajudar a encontrar oportunidades de redução de custos na empresa que, internamente, não são percebidas. Lembre-se de que, em todo processo de auditoria, a transparência é a palavra-chave. Exponha seus problemas e deixe que a equipe auditora conheça a fundo a empresa. Pense que esse é um processo para a melhoria contínua.

O mais importante de se ter em mente em um momento inicial de redução de custos na empresa é saber que não existe apenas uma saída. As possibilidades são múltiplas e, de preferência, devem ser complementares. Saiba tudo sobre a Energia Solar Empresarial e conheça organizações que já garantem benefícios.

financiamento-60x

Leia mais:

Oito curiosidades sobre a Energia Solar

Pai e filho compartilham benefícios da energia solar em Juiz de Fora