Blog

Por que o sol ainda não é a principal matriz energética do Brasil?

energia-solar-nas-regioes-do-brasilNo Grupo Arion, procuramos discutir o cenário energético do país e as aberturas políticas e econômicas para alternativas como a Energia Solar.

Aqui, possuímos uma irradiação média anual entre 1.200 e 2.400 kWh/m²/ano, muito acima da média europeia. Por isso, nossa potência para projetos solares ainda é pouco aproveitada.

 

Uma das razões para essa ainda tímida popularidade é que empresas e clientes residenciais investimento inicial do que uma vida inteira de economia, tendo a conta de luz “paga pelo sol”. Mas porque isso acontece?

 

Em primeiro lugar, a própria ideia de investimento é um tanto desconhecida para muitas pessoas. O imediatismo dos benefícios perceptíveis logo após uma compra física acaba entrando em conflito com a perspectiva de um benefício à longo prazo. Assim, inicialmente, muitas pessoas desistem do investimento e preferem pagar o valor que poderia gerar economia duradoura em impostos e tarifas advindas das Distribuidoras.

 

Para empresários, essa realidade não muda muito. Os gestores, em geral, preocupam-se mais com o tempo de retorno do investimento sem considerar que, ao pagar as tarifas de energia elétrica consomem uma energia que nunca dá retorno.

 

Outra razão para essa impopularidade é o desconhecimento das alternativas e versatilidade da geração solar. Com possibilidades de financiamento disponíveis no mercado, modalidades de geração capazes de distribuir a economia gerada por meio de cooperativas (para pessoas físicas) e consórcios (para pessoas jurídicas).

 

 

Benefícios claros e duradouros

 

 Além da independência em relação às Distribuidoras, a produção de energia solar não sofre a incidência de impostos (ICMS). Além disso, não possui as variações do sistema convencional. Com isso, está livre das bandeiras tarifárias, garantindo estabilidade e preços mais baixos na conta de luz.

 

Com a geração de uma economia duradoura, o investimento em energia solar possui uma das melhores Taxa Interna de Retorno (TIR), sendo mais rentável do que qualquer investimento bancário.

 

Além disso, a instalação do sistema colabora para a redução de impactos no meio ambiente, pois não gera emissão de poluentes, ruídos ou resíduos na atmosfera.

 

Por fim, o payback médio para empresas na Baixa Tensão e residências tem ficado abaixo de 4 anos, para um sistema que tem garantia de performance de 25 anos.Daqui a 25 anos o sistema estará gerando pelo menos 80% do montante de energia do momento da instalação.

 

 

E olha que esses são só alguns dos benefícios que a Energia Solar pode trazer à sua empresa ou residência. Está preparado para conhecer do que é capaz a Energia Solar? Então confira o conteúdo que mais se aproxima da sua realidade:

 

 

Leia mais:

 

Quer gerar a própria energia? Conheça financiamentos de geração solar

Como instalar um painel solar fotovoltaico em empresas e residências?