Blog

Qual é o papel do inversor na geração de energia solar?

A tecnologia de geração de energia solar fotovoltaica desperta curiosidade em relação ao seu desempenho. Sendo uma das soluções preferidas quando o assunto é economia de energia, muitos clientes vão em busca de entender o seu funcionamento para se sentirem mais seguros na hora de decidir pelo investimento.

A primeira coisa que se deve entender, é que com a energia solar fotovoltaica estamos falando de geração de energia elétrica . Essa diferenciação é necessária, pois muitas pessoas podem confundir essa tecnologia com a geração solar térmica (entenda a diferença). Sendo assim, ao absorver a luz do sol por meio das células fotovoltaicas – material feito de silício, o painel solar gera e energia em corrente contínua.

O papel do inversor solar: adequar a corrente de energia

O inversor solar pode ser considerado o coração do seu sistema de energia solar fotovoltaica. Afinal, é ele que coordena as funções necessárias para que sua energia possa de fato ser capaz de ligar equipamentos, etc.

Assim, o principal papel do inversor solar nesse contexto da geração de energia fotovoltaica é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). O Seu papel secundário é garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.

Assim, depois que a energia gerada passa pelo inversor, ela está em corrente alternada, que já é a própria para ser utilizada. Então, conectamos um ponto de energia da casa, que pode ser o quadro de distribuição ou qualquer outro ponto que seja capaz de receber essa energia. A partir deste momento, a energia entra para dentro do consumo da casa.

Caso a residência tenha um consumo menor que a geração, a energia “excedente” vai automaticamente para a rede da concessionária e é registrada através do medidor bidirecional (que é trocado pela Distribuidora quando é feita a instalação do sistema, sem custos adicionais para o consumidor).

Em momentos em que a geração não é suficiente para suprir o consumo total, usa-se também a energia vinda da Distribuidora de Energia. E assim se dá o funcionamento da energia solar.

Gostaria de tirar outras dúvidas sobre o funcionamento dessa tecnologia? Acesse nosso material e encontre todas as respostas.

ebook tira dúvidas sobre energia solar

Leia mais: