Blog

Como tecnologia promete armazenar energias renováveis no sal?

Você já imaginou conseguir armazenar a energia elétrica em um elemento tão simples quanto o sal? Pois essa possibilidade já é utilizada em Tonopah, em Nevada (EUA) desde 2015 – primeira usina comercial dos Estados Unidos a utilizar essa sofisticada tecnologia. Empresas como o Google, que investiram em um carro sem motorista há quase uma década, também já se associam a laboratórios que desenvolvem esse sistema de abastecimento com energias renováveis.

Sendo um dos principais desafios enfrentados para a adesão ainda maior de energias renováveis, o armazenamento de energia limpa poderia revolucionar o mercado da Geração Distribuída em nosso país. No caso da usina construída nos EUA, a capacidade de 110 megawatts da usina pode abastecer 75 mil residências e funcionar por 10 horas com energia armazenada. E isso em um período de um dia para o outro.

Como funciona?

De acordo com matéria do portal ShareAmerica, espelhos que acompanham o Sol — 10 mil deles — refletem a luz do Sol em um receptor situado no alto de uma torre de 195 metros. O sal líquido passa pelo receptor aquecido. O sal fundido flui para um tanque de armazenamento térmico isolado. Quando se precisa de eletricidade, o sal fundido passa por um sistema de geração de vapor que aquece a água para produzir vapor de alta pressão. O vapor aciona uma turbina que gera eletricidade. O sistema funciona com céu ensolarado e nublado.

A tecnologia de armazenamento de sal fundido empregada pela SolarReserve é resultado de décadas de projetos e testes das empresas aeroespaciais americanas Rockwell International, Rocketdyne, Boeing, Pratt & Whitney e Aerojet. O mais interessante é que a empresa está ampliando as usinas em outros países, como África do Sul e Chile. Contudo, apesar de ainda não ter chegado ao Brasil, em nosso país, já existem opções viáveis para quem deseja contar com uma energia mais barata e não poluente. Afinal, é possível utilizar a rede da concessionária como uma bateria permanente e segura.

Energias Alternativas no Brasil

Tendo como principal característica a não emissão de poluentes no meio ambiente, as energias renováveis são aquelas que se apresentam como alternativas às energias tradicionais e poluentes. São elas: o carvão, o petróleo e a gás. Contudo, elas não trazem benefícios somente à natureza. Essas tecnologias também são capazes de trazer mais economia ao seu dia a dia. Assim, são capazes de aliar uma postura ambientalmente responsável à uma vida de menos gastos. Descubra porque as energias renováveis são tão necessárias no Brasil.

Principal representante das energias renováveis, a energia solar tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Afinal, ela apresenta a junção de qualidades como a versatilidade e o rápido retorno de investimento. Por isso, viabiliza a sua instalção à diversas realidades. Você sabia que a geração solar é capaz de economizar até 99% da sua conta de luz?

Isso acontece pois a energia solar não sofre a incidência de impostos (como as bandeiras tarifárias, por exemplo). Além disso, possui uma garantia de performance que chega até 25 anos. Assim, após esse período continuando a geração com alta performance mesmo depois desse período.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre essa solução? Baixe nosso e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas sobre a Energia Solar de uma forma definitiva.

Leia mais: