Blog

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas

A necessidade de garantir mais autonomia e segurança no consumo de energia elétrica têm movimentado cada vez mais empresas a aderirem a geração própria de energia. Uma das causas é que o cenário energético no Brasil vive constantes aumentos nas tarifas das distribuidoras nos últimos anos. Saiba tudo sobre a energia solar para empresas.

Infelizmente, a perspectiva é que a leva de reajustes continue nos próximos anos. Quer alternativas para fugir dos gastos? Descubra em nosso e-book como fazer da energia solar fotovoltaica o melhor investimento da sua empresa.

 

 

Este cenário adverso torna o gasto com eletricidade um dos grandes gargalos tanto de pequenas, médias e grandes empresas. Por isso, é preciso investir em soluções que tragam benefícios para o meio ambiente e sejam economicamente viáveis para os negócios.

Por exemplo, desde o dia 28 maio, os clientes da Cemig tiveram um aumento de, em média, 23,19% da sua conta de luz. Além disso, todos os consumidores que utilizam a energia das distribuidoras vem sofrendo constantemente com o acionamento das bandeiras tarifárias. Essas condições aumentam ainda mais o valor da fatura de energia.

Dentre as alternativas de economia possíveis, a geração de energia solar fotovoltaica soma: excelente retorno do investimento, facilidade no processo de construção, menos exigências ambientais, é uma fonte limpa, manutenção mais simples e com as reduções dos gastos com energia verificadas imediatamente após a instalação.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

 

 

Mas como funciona a geração própria de energia?

 

Um dos pontos chave para entender como funciona a energia solar fotovoltaica é ter em mente que essa tecnologia converte os raios solares diretamente em eletricidade, diferente de outras tecnologias, como a solar térmica, por exemplo, que resultam no aquecimento da água.

Atuando com dispositivos semicondutores, a tecnologia solar fotovoltaica capta a luz do sol e a transforma em energia. Isso acontece por meio da geração de uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo.

Para isso, é usado um inversor que adequa essa energia gerada às características da rede elétrica que utilizamos.

 

É possível reutilizar a energia solar fotovoltaica?

 

Na geração própria de energia, não há desperdício, já que é possível usar o excedente de energia gerada. Isso é fundamental no equilíbrio da gestão de custos. Ou seja, toda a energia que você produziu mas não consumiu “em tempo real”, será injetada na rede da distribuidora. Depois disso, será computada e entregue ao consumidor na forma de créditos energéticos na fatura.

São estes créditos que servem para “abater” o que o cliente consumiu da distribuidora quando seu sistema não gerava energia. Isso pode acontecer no período da noite ou quando sua necessidade foi maior que sua geração.

É possível também que estes créditos sejam compartilhados com outras unidades consumidoras, desde que estejam dentro da mesma distribuidora.

 

Como é feita a instalação?

 

Inicialmente, um estudo de viabilidade econômica é feito para que a equipe técnica identifique necessidades específicas de cada caso. Em seguida, há a confecção do projeto e a entrada do mesmo na distribuidora de energia local. Após a aprovação, realiza-se a compra dos equipamentos e a instalação é iniciada. Por fim, a distribuidora é chamada para fazer o comissionamento final e aprovar o início da geração solar.

 

 

Por que a energia solar fotovoltaica têm se destacado no mercado?

 

energia-solar-empresas

Recurso importante para o mercado, indústria e vida nas cidades e no campo, a energia elétrica é um exemplo de como é preciso encarar nossos hábitos de consumo de forma global.

São muitos os fatores que colaboram para a ascensão da energia solar fotovoltaica. Atualmente, ela representa a principal solução para diferentes clientes. Se desejam economizar e reduzir impactos ambientais, a energia solar é a tecnologia que entrega os melhores resultados.



Capaz de reduzir até 99% da conta de luz, ela não sofre incidência de impostos nem de bandeiras tarifárias. Assim, proporciona liberdade de planejamento para empresas gastarem seus recursos com o que consideram fundamental. Como é uma redução de custos “na veia”, possibilita o aumento do lucro sem qualquer diminuição de seu processo produtivo.

Além disso, contribui para a valorização da marca de quem, com o uso da geração própria de energia, reafirma o compromisso e o posicionamento responsável com o meio ambiente. Conheça empresas que investem em alternativas sustentáveis.

 

Quais são as modalidades de geração?

 

Desde 2012, no Brasil, já é possível que um consumidor gere sua demanda de energia. Mas, foi a partir de 2015 que novas modalidades de geração alavancaram a utilização deste sistema. Tais possibilidades permitem que os consumidores encontrem a melhor forma de aproveitar os benefícios da energia solar. As modalidades de geração, são:

  1. Autoconsumo

  2. Autoconsumo remoto

  3. Geração de Condomínio

  4. Geração Compartilhada

 

Na prática: por que a energia solar fotovoltaica pode ajudar nos seus projetos?

O investimento em energia solar possui potencial de economia que permite aos consumidores investir recursos em seus planos. Se você é um empresário, dono de uma padaria, provavelmente ainda sofre efeitos da crise econômica. Imagine que paga, aproximadamente, R$10.000 de energia elétrica para a distribuidora.

Com uma economia de aproximadamente R$118.800 conquistada pela geração própria de energia, você pode desejar aumentar seu lucro, contratar novos funcionários ou trocar seus equipamentos com o resultado da economia com a geração solar.

tabela-economia-empresarial-geracao-energia-solar

 

Está pronto para economizar? Entre em contato com nossos consultores e comece a gerar sua energia.

 

quero-solucoes-para-economizar-energia

Leia mais:

 

Pequenos produtores e Energia Solar – parceria que gera benefícios

O retorno financeiro da energia solar é vantajoso?