Blog

É possível instalar energia solar em condomínios?

A tecnologia de geração de energia solar avançou muito ao longo dos anos. Prova disso é a versatilidade da solução que hoje, cabe em praticamente todos os locais,  tanto estruturalmente quanto nos bolsos de quem deseja investir. No entanto, uma informação que muitas pessoas ainda desconhecem, é que a energia solar também pode ser instalada em condomínios, com regras benéficas e específicas, gerando benefícios a todos os moradores.

Como acontece a geração de energia solar em condomínios:

Além das possibilidades para consumidores residenciais, tanto em condomínios verticais quanto horizontais, esta modalidade também pode ser aplicada para empresas, quando situadas em centros comerciais ou em uma região de concentração de construções.

Realizada a instalação do sistema fotovoltaico, a energia gerada é distribuída entre os usuários, através de créditos que serão utilizados para abater o consumo daquele determinado mês.

Na prática, a energia gerada em um condomínio pode ser repartida entre os condôminos que desejam fazer o investimento na geração solar, conforme regras e percentuais acordados entre os mesmos, pois a compensação é feita de forma independente em cada fatura.

Isso acontece pois com a geração de energia fotovoltaica on-grid, os consumidores permanecem ligados à rede da Distribuidora, que contabiliza toda a energia gerada e pode fazer a compensação de acordo com o contrato que foi estabelecido.

Os principais benefícios da Energia Solar

Ao gerar a própria energia um dos primeiros ganhos sentidos pelos clientes é a economia. Chegando a uma redução de até 99% da sua conta de luz, a partir do momento que o sistema começa a funcionar, você já está usando o sol a seu favor para economizar.

Além disso, os clientes que geram a própria energia possuem mais liberdade e autonomia quando falamos de impostos e bandeiras tarifárias. Sem a incidência da TUSD e do ICMS, a energia que você gera lhe permite mais liberdade em relação às oscilações do mercado e o preço de produção da energia.

Como a tecnologia solar funciona?

1 – Nosso Sol funciona como um reator natural. Ele libera pequenos “pacotes” de energia chamados de fótons. A cada hora, a quantidade desses elementos que chegam à Terra é suficiente para abastecer a demanda global de energia por um ano inteiro.

2 – Os painéis solares, instalados sobre as edificações, são compostos por associações de células fotovoltaicas. Eles absorvem a luz e geram energia elétrica (corrente contínua).

3 – A energia gerada pelos painéis passa por um equipamento denominado “inversor”. Nele a corrente contínua se transforma em alternada, adequando-se às características da rede elétrica que utilizamos.

4 –  A energia que sai do inversor é conectada à sua casa ou empresa, no quadro de energia. Isso permite a utilização nos aparelhos e reduz a necessidade de utilização da energia fornecida pela distribuidora.

Você quer instalar energia solar em sua casa ou empresa e dividir em até 60 vezes?

Já é possível contar com alternativas para o investimento na Energia Solar. Aqui na Solarion, você faz um financiamento direto, sem precisar ir ao banco. Quer saber mais? Entre em contato com nosso time.


Leia mais: