Blog

Você conhece as diferenças entre energia solar fotovoltaica e térmica?

Já ouviu falar na tecnologia da energia solar? Cada vez mais popular entre os brasileiros, a energia solar, na verdade, se desdobra em duas possibilidades de tecnologia diferentes: a fotovoltaica e a térmica. Ambas usam a mesma fonte de energia que é renovável, porém. essas duas alternativas possuem destinos e benefícios bem diferentes, sendo uma bem mais completa que a outra. Vamos explicar o por quê:

energia-solar

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A energia solar fotovoltaica tem sua tecnologia baseada na conversão da luz em eletricidade. O que só é possível graças ao nosso sol, que funciona como um reator natural, liberando pequenos pacotes de energia – os chamados fótons. Assim, essa energia é captada pelos painéis solares, instalados em locais bem posicionados, por meio das células fotovoltaicas. São elas que absorvem a luz e geram a energia elétrica em corrente contínua.

No entanto, como nossos equipamentos estão ligados em corrente alternada, essa energia precisa passar por um equipamento de conversão, chamado “inversor”. Nele, a corrente contínua se transforma em alternada, adequando-se às características da rede elétrica que utilizamos. Assim, a energia que sai do inversor é conectada à sua casa ou empresa, no quadro de energia, permitindo a utilização em todos os aparelhos, sendo muito mais completa do que apenas aquecer a água.

geracao distribuida no brasil

É importante ressaltar que a energia solar fotovoltaica gera energia elétrica, e é capaz de ligar os equipamentos e aparelhos que você utiliza em sua casa e em sua empresa. Ela ainda pode ser feita em um sistema on-gridd ou off grid, confira as especificidades dessas alternativas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

ENERGIA SOLAR TÉRMICA

Com um funcionamento mais simples, a tecnologia da energia solar térmica é baseada no aquecimento da água pelo calor do sol, assim, é muito utilizada para o aquecimento da água de banho, apesar de ainda funcionar para o aquecimento de ambientes – solução geralmente utilizada em países frios ou em processos industriais.

O sistema funciona através de coletores solares que aquece o fluido dos tubos internos, que  posteriormente é acumulado em um reservatório térmico, o chamado boiler.

Confira algumas diferenças entre energia solar fotovoltaica e térmica

1- A tecnologia fotovoltaica gera eletricidade e a energia solar térmica é destinada ao aquecimento.

2 – A energia térmica funciona com base no calor, portanto precisa de uma alta incidência de sol para funcionar. A energia fotovoltaica tem a luz como insumo, por isso, mesmo em dias nublados e chuvosos acontece a geração.

3- A energia térmica não é capaz de gerar energia que ligue equipamentos que consomem energia. A fotovoltaica gera eletricidade capaz de manter o funcionamento de casas, empresas, condomínios e outros empreendimentos.

4 – Ambas são boas formas de eficiência energética e economia. Porém, a energia solar fotovoltaica garante uma economia definitiva e mais substancial, pois envolve todo o consumo de energia de uma empresa ou residência

5- O valor médio de investimento entre as duas soluções também é diferente, sendo a energia solar térmica mais barata em relação à fotovoltaica. Porém, a energia solar fotovoltaica está cada vez mais acessível pra os brasileiros através de diferentes condições de financiamento.

Quer descobrir outras vantagens da energia solar fotovoltaica? Então confira o material que preparamos para você tirar todas as suas dúvidas sobre essa tecnologia.

financiamento-60x

Leia mais:

https://energiasolarion.com.br/blog/5-tipos-de-empresas-que-mais-investem-em-energia-solar/