Blog

Descubra quais são os mitos e verdades sobre a energia solar

Com a expansão da energia solar, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre bastante coisa sobre ela. Mas, será que todas essas informações são verdadeiras? Na hora de instalar o sistema, é importante conhecer seu funcionamento, benefícios e tecnologia. Por isso, preparamos alguns mitos e verdades sobre a energia solar para aumentar seus conhecimentos. Mas antes disso, é importante que você tenha claro o conceito da energia solar fotovoltaica.

O que é a energia solar fotovoltaica?

Um dos pontos chave para entender como funciona a energia solar fotovoltaica é ter em mente que essa tecnologia converte os raios solares em eletricidade. Versáteis, os painéis podem ser utilizados em casas, comércios e até indústrias. Assim, a energia solar fotovoltaica se apresenta como uma alternativa para consumidores que queiram reduzir o gasto energético e optar por uma energia limpa.

1 – O painel solar não funciona em dias nublados.

MITO. A produção acontece mesmo em dias nublados e chuvosos, pois basta que o sol tenha nascido para que as placas comecem a funcionar. No entanto, essa produção será bem mais baixa do que um dia ensolarado, em que a irradiação estará mais forte.

2 – A energia solar é uma energia totalmente limpa.

energia-solar-no-brasil

VERDADE. A geração solar não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

3- Os projetos solares são só para clientes com muito dinheiro.

MITO. Hoje já existem no mercado alternativas para quem não possui dinheiro para pagar o projeto de uma só vez. Por meio de diversas linhas de financiamentos, é possível encontrar parcelas que podem ser pagas com a própria economia gerada pela geração em comparação com a antiga fatura.

4- É possível zerar a conta de luz em projetos on-grid.

MITO. Os projetos que estão conectados à rede pagam o custo mínimo por essa ligação, chamado “Custo de Disponibilidade”, relativo ao uso dessa rede e também à iluminação pública. Assim, por mais que a conta possa chegar a uma redução de 99%, existirá esse custo mínimo no projeto. Além disso, o Custo de Disponibilidade varia se o consumidor for monofásico (30 kWh), bifásico (50kWh) ou trifásico (100kWh)

5 – Os painéis não funcionam no inverno.

retorno-financeiro-da-energia-solar

MITO. A energia solar fotovoltaica, ao contrário da térmica, não funciona pelo calor. Já que a eletricidade é obtida por meio da luz do sol, mesmo no inverno ou em dias nublados haverá produção. Contudo, com menos intensidade que em dias de verão. No entanto, no momento em que o dimensionamento é feito, os engenheiros consideram essa diferenciação no clima. Assim, já calculam o número correto de placas que possam produzir energia excedente, suprindo os períodos de menor produção.

6 – A chuva de granizo destrói as placas solares.

MITO. Antes das placas solares irem para o mercado, precisam passar por uma certificação do INMETRO. Assim, nessa avaliação, ela é testada também em relação ao impacto, resistindo a um impacto até mais forte que uma chuva de granizo. Por isso, é possível afirmar que essas placas feitas de vidro temperado, são à prova da chuva de granizo.

7- É possível compensar o excedente de energia.

VERDADE. Você conseguirá compensar a energia que gerou a mais em relação ao seu consumo. Então, por exemplo, se em determinado mês você gerou 50kWh a mais do que consumiu, este montante vai acumular como crédito em sua fatura, que poderá ser usado em até 5 anos.

Portanto, você não tem a remuneração direta, mas você tem a compensação que pode ser usada nesse extenso período. Esse fato representa uma grande vantagem. É importante pontuar que, na etapa de dimensionamento é feito um balanço para que não haja um desequilíbrio muito grande entre o consumo e o excedente.

No entanto, essa possibilidade é vantajosa quando pensamos que, se você está construindo sua casa, ou precisa passar um período fora, ou mesmo em determinados períodos do ano em que o mês tem uma menor produção, você continua acumulando crédito, então você não estaria “perdendo” sua economia. Assim, a pessoa não gera muito a mais, mas sim o suficiente para zerar sua conta do ano.

Agora que você já conferiu alguns mitos e verdades sobre a energia solar, que tal saber mais sobre essa solução em empresas e residências? Você sabia que existem alternativas como as modalidades de geração que podem tornar o projeto mais viável pra você? Confira detalhes em nossos materiais.

financiamento-60x

Leia mais:

Conheça os imóveis residenciais com energia solar em Juiz de Fora