Blog

Conheça 3 projetos de energia solar em Juiz de Fora

O que falta pra você instalar um projeto de energia solar em sua casa ou empresa? Se uma das suas respostas for a falta de conhecimento sobre projetos solares, temos a solução. Pensando em ampliar os conhecimentos de quem deseja gerar a própria energia e garantir uma economia definitiva, separamos três projetos de energia solar em Juiz de Fora que você precisa conhecer.

A tecnologia solar fotovoltaica

É importante esclarecer que a energia solar fotovoltaica converte a luz solar em eletricidade. Isso acontece pois nosso sol funciona como um reator natural, liberando pequenos pacotes de energia – os chamados fótons.

Essa energia é tão abundante que, a cada hora, a quantidade desses elementos que chegam à Terra seria suficiente para abastecer a demanda global de energia por um ano completo! Assim, essa energia é captada pelos painéis solares, instalados em locais bem posicionados, por meio das células fotovoltaicas. São elas que absorvem a luz e geram a energia elétrica em corrente contínua.

No entanto, como nossos equipamentos estão ligados em corrente alternada, essa energia precisa passar por um equipamento de conversão, chamado “inversor”. Nele, a corrente contínua se transforma em alternada, adequando-se às características da rede elétrica que utilizamos. Assim, a energia que sai do inversor é conectada à sua casa ou empresa, no quadro de energia, permitindo a utilização nos aparelhos

Terrazzo – Projeto Solar Empresarial – Teixeiras

Já imaginou levar uma economia de 99% na sua conta de luz para sua empresa?

Foi esse resultado do nosso cliente Terrazzo levou para seu negócio, em Juiz de Fora. Pertencente da modalidade de geração de autoconsumo remoto – em que a energia gerada pode ser consumida em diferentes lugares da instalação – o projeto contou com 252 placas fotovoltaicas. A economia gerada é compartilhada com mais duas unidades do grupo.

Com a instalação do sistema de geração solar fotovoltaica, o Terrazzo já gera sua própria energia, e não paga determinados impostos, como  o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) nem a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) sobre essa energia gerada.

Além disso, não paga mais pelas bandeiras tarifárias, garantindo uma maior estabilidade do seu custo. Na verdade, a Distribuidora cobra do local apenas o chamado “custo de disponibilidade”, que para os clientes de baixa tensão, varia entre 30, 50 ou 100 kWh, no caso do cliente ser mono, bi ou trifásico, respectivamente.

Assim, a empresa obteve amplos benefícios com a geração solar, desde um maior controle de seus gastos e independência para gerir sua produtividade, até uma economia de 99% que faz a diferença no crescimento e solidez da empresa.  

Rafael D’Ávila – Condomínio Residencial Vecchio II – Bom Pastor

Você mora em um condomínio e acha que a energia solar não é pra você? Errado! Além das possibilidades para consumidores residenciais, tanto em condomínios verticais quanto horizontais, a energia solar para essas estruturas também pode ser aplicada para empresas, quando situadas em centros comerciais ou em uma região de concentração de construções.

E como funciona?

Realizada a instalação do sistema fotovoltaico, a energia gerada é distribuída entre os usuários, através de créditos que serão utilizados para abater o consumo daquele determinado mês. Na prática, a energia gerada em um condomínio pode ser repartida entre os condôminos que desejam fazer o investimento na geração. Para isso, são estabelecidas regras e percentuais acordados entre os mesmos, pois a compensação é feita de forma independente.

Para Rafael D’Ávila, morador do edifício, o projeto trará benefícios à todos. “Nosso prédio já nascerá com a geração solar para os condôminos e área comum, acarretando economia para todos. Conseguimos negociar em conjunto melhores condições, o que viabilizou ainda mais o projeto”, afirma.

Vitor Gonçalves – Projeto Residencial  – Santa Terezinha

Já pensou ver sua conta cair de R$ 620,00 para R$ 114,00? Foi exatamente isso que nosso cliente Vitor Gonçalves passou a vivenciar desde que instalou o projeto de energia solar residencial. Com o projeto, ele passou a garantir uma economia de mais de 80% da sua fatura de energia.

A instalação de projetos solares traz aos moradores mais segurança e liberdade quando o assunto é energia. Afinal, estão imunes às variações das bandeiras tarifárias e à incidência de impostos como o ICMS e a TUSD. Assim, os clientes solares possuem mais uma vantagem em relação aos outros: mais controle e conhecimento sobre seu consumo. Por isso, a energia solar faz toda a diferença para garantir um uso inteligente dos recursos financeiros.

Além disso, o projeto de energia solar pode ser visto também como um investimento. Isso acontece pois colabora para a valorização do imóvel no qual foi instalado. Em outras palavras, a instalação gera benefícios que vão além da economia de energia.


Com todos esses benefícios citados, não poderíamos esquecer como esse tipo de geração auxilia o meio ambiente. Afinal, não emitem nenhum tipo de resíduo que colaboram para o aquecimento global. Quem possui um projeto de energia solar, faz também a sua parte quando o assunto é responsabilidade ambiental.

Qual desses casos apresentados seria parecido com o seu? Se você deseja obter mais informações sobre os projetos, seja ele residencial, empresarial ou para condomínios, basta acessar nosso formulário e descobrir mais sobre as possibilidades de geração.


financiamento-60x

Leia mais: